Mazaah, já saí dos ítens escolares.
Eaí, vai querer trocar comigo ou vai me dizer que não sabe jogar truco? Se não souber, continue o post e leia as regras que quem sabe te apetece essa troca, ou será que tá com medo!
Obs: Trecho retirado da Wikipedia =]"
Regras do "truco"
Pode-se pedir truco quando alguém da dupla adversária estiver fazendo algo contrário as regras do jogo. Há regras individuais do "truco" para cada tipo de erro dos adversários:Cometer erros durante a partida: a dupla tem até 5 segundos para se redimir do erro ou os adversários para pedir "truco", caso a dupla se desculpe pelo erro antes dos adversário pedirem truco, o jogo continua, se os adversários pedirem "truco" no prazo de 5 segundos a dupla que cometeu o erro perde pontos equivalentes ao valor da partida, porém se o truco for pedido após o prazo de tempo é cobrado "truco em falso" * que faz com que eles percam o equivalente ao valor da rodada, se não for "truco em falso" o próximo a embaralhar será aquele que pediu "truco" se for "truco em falso" deve se pular o próximo a embaralhar.
Esconder cartas do jogo ou "Roubar": Até o final da partida se pode pedir "truco" por roubo, caso seja "truco em falso"* a dupla perderá 2 pontos, caso estejam certos ganham 2 pontos, nesse caso o próximo a embaralhar será pulado caso dê "truco em falso" pula 2.
- Truco em Falso: é usado para questionar o truco do adversário mostrando que ele estava errado, fazendo assim com que ele perca pontos em vez da dupla acusada.
- No truco gaudério (gaúcho), o valor das cartas em ordem decrescente é:
- Ás de espadas(Espadão);
- Ás de paus(Bastião);
- 7 de espadas;
- 7 de ouro(7 belo);
- Todos os "3";
- Todos os "2";
- Os ases restantes (ouro e copas);
- Todos os reis;
- Todos os valetes;
- Todas as damas;
- 7 restantes (copas e paus);
- Todos os 6;
- Todos os 5;
- Todos os 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário